terça-feira, 21 de agosto de 2007

Blog Xadrez Feminino é tema de palestra no I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez

Realizou-se neste final de semana, de 17 a 19 de Agosto de 2007, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez, sob organização da Academia Brasileira de Cultura e Xadrez (ABCX), com apoio da Federação Paulista de Xadrez (FPX), Editora Artmed e SESC-Santos.

O evento abarcou diversas atividades relacionadas ao jogo de xadrez, evidenciando cada vez mais o potencial de nossa modalidade, não se restringindo, assim, somente ao aspecto competitivo.

Destaque para a instituição do Dia Nacional do Livro de Xadrez, a ser comemorado regularmente no dia 17 de Agosto. Esta proposta pioneira visa destacar não só a importância de se preservar a memória do xadrez brasileiro, mas também incentivar a cultura de leitura de modo geral em um país de poucos leitores.

As palestras, por sua vez, contaram com uma proposta ousada: abordar o jogo de xadrez a partir de diferentes perspectivas, na voz de pessoas que compartilham em comum não a técnica, mas sim o amor e dedicação ao esporte-arte.

Para a nossa felicidade, o xadrez feminino foi tema de uma das palestras, na qual Taís Julião falou sobre o Blog Xadrez Feminino no Brasil, narrando sua história e seus projetos. O texto completo da apresentação será em breve divulgado.

Visão geral da palestra Xadrez e Comunicação: Blog Xadrez Feminino, uma iniciativa pioneira no Brasil.


Informações completas sobre o evento podem ser acessadas no site da ABCX.

O Blog Xadrez Feminino no Brasil agradece publicamente o espaço de divulgação de nosso trabalho, iniciativa esta que demonstra não só o reconhecimento de uma iniciativa, mas principalmente engrandece as conquistas que o xadrez feminino alcançou e ainda pode alcançar com organização e respeito de todos.

Um comentário:

Ellen Giese disse...

Oi Taís, não podia deixar de te parabenizar mais uma vez por todas as suas inciativas junto ao xadrez feminino e agradecer pelo espaço que divide com outras enxadristas. Você é uma pessoa muito especial e de grandes valores. Continue assim!! Beijinhos!!