sábado, 2 de agosto de 2008

Xadrez Feminino em destaque

Segue matéria publicada por Munir Said, professor e enxadrista de Cuiabá - MT, em sua "Coluna Aberta" no jornal Diário de Cuiabá:

As Mulheres no Xadrez

Em uma observação superficial poderíamos notar que o número de praticantes homens no xadrez é muito superior ao de mulheres nesta prática lúdica. Porém de décadas para cá , vem se notando um crescente no número de praticantes feminino como também na sua performance. E assim com em outras áreas , apareceram os nomes de destaque que por sua vez vêm arrebanhando mais e mais mulheres ao xadrez. Sendo primeiramente o mundo parou para dar passagem às irmãs Polgar da Hungria , Susan , Sofia e Judit , sendo Judit a primeira e única mulher a estar entre o seleto grupo dos 10 melhores enxadristas do mundo.Além dela temos hoje outras fortes concorrentes onde desponta a hindu Koneru Humpy com os seus 2622 de rating! E não indo muito longe em nosso país vizinho a Bolívia , tivemos a grata surpresa no resultado do torneio nacional absoluto de xadrez com a vitória de Raisa Luna de apenas 17 anos que alcançou recentemente o título máximo do xadrez em seu país.Raisa superou jogadores nacionais com rating com até 200 pontos a mais do que o dela.Esta aí , para grupo feminino que pleiteiam seu lugar ao sol,sigam o exemplo e sigam estudando e boas conquistas!
Encaminhado por Munir Said - Cuiabá/MT

Um comentário:

Unknown disse...

Continuo tentando convencer os organizadores a dar inscrições grátis para as mulheres nos torneios.

Fizemos isto no Mato Grosso e todos elogiaram, gostaria muito que esta fosse uma tendência nos torneios abertos no Brasil assim como é em alguns países da Europa.

Parabéns pelo trabalho, meninas !

AI Mauro Amaral