sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher

Para quem não lembra - e confesso que até eu fiquei espantada quando fui buscar a referência! -, meu primeiro texto no Clube de Xadrez foi sobre o xadrez feminino, há exatamente cinco anos atrás!
Eu tinha 18 anos, estava no Ensino Médio, queria fazer jornalismo, morava em Batatais-SP... Hoje, aos 23, sou formada em Relações Internacionais, faço mestrado na mesma área e moro em Brasília - DF! Quantas mudanças...
Mas hoje, ao reler aquele texto, vi que apesar das transformações naturais que toda pessoa passa - e, como mulher, elas acarretam algumas especificidades, como pequenas rugas que começam a surgir, preocupações com o corpo, a família, um futuro casamento, futuro filhos e tudo mais -, algumas idéias que estão ali ainda permanecem.
Bem ou mal escrito - e tenho auto crítica para afirmar que aquele texto não é dos meus preferidos -, gosto e enfatizo a idéia de respeito presente nele. O fato é que historicamente as mulheres têm sido desrespeitadas, e não estou falando de xadrez aqui. Esta é uma verdade dolorida, mas que é preciso sempre recordar sua crueldade para então percebemos porque a luta das mulheres é tão legítima, assim como este blog.
No dia de hoje, minha mensagem é que esta data comemorativa sirva para recordar e reafirmar a importância deste movimento das mulheres, em todos os âmbitos possíveis. E que toda a sociedade - homens e mulheres -, compreendam seu significado e sua importância histórica.
E, claro, que mais e mais mulheres joguem xadrez!
Parabéns a todas nós, mulheres e enxadristas!
Taís Julião.

Nenhum comentário: