terça-feira, 11 de março de 2008

I Torneio de Xadrez do Dia Internacional da Mulher

O xadrez da região dos Campos Gerais esteve em festa no dia 09 de março. Piraí do Sul sediou o I Torneio de Xadrez do Dia Internacional da Mulher, evento oficial da Federação de Xadrez do Paraná. O palco do torneio foi o Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto. A arbitragem ficou a cargo do AR Maurides Júnior (Piraí do Sul), AA Geovano Oliveira (Ponta Grossa), Sérgio Busquete e André Leme Halat (Piraí do Sul).
O sistema de competição foi o suíço em sete rodadas com tempo de reflexão de 25 min / k.o. Foram disputadas duas categorias: aberto (sem limite de idade) e sub 14. Maurides Júnior, idealizador do evento e diretor regional dos Campos Gerais da Fexpar, ressalta “fiquei extremamente realizado com este evento, ver as mães que levaram suas filhas para jogar foi emocionante, famílias inteiras participando foi indescritível. A participação foi acima das expectativas, foi um evento que será sem sombra de dúvida uma referência para o xadrez feminino”.
A idéia deste torneio é alavancar a prática do xadrez entre as mulheres, que regionalmente é bem pouca, mas acredito, afirma Maurides, que a partir de iniciativas como esta será possível um gradativo aumento da prática feminina. A castrense Petra Bartmeyer foi a grande campeã do evento, Petra, alias sempre foi uma das grandes representantes do xadrez dos Campos Gerais e conquistou este torneio com 100% de aproveitamento 7/7!
Destaque também para as enxadrístas Claudine Bartmeyer, irmã da campeã e que obteve a segunda colocação e Keissi Ribeiro (Piraí do Sul) que fez um ótimo campeonato arrebatando o terceiro lugar com um melhor desempate. A campeã da categoria até 14 anos foi a piraiense Fabiana Rodrigues de França, que reafirma sua boa fase, Fabiana conquistou no ano passado o campeonato paranaense de xadrez rápido na categoria.
Josiane Ribeiro (Ponta Grossa)
Petra Bartmeyer (Castro)
Fabiana França (Piraí do Sul)

Parabéns meninas!!

post by Ellen Giese

Nenhum comentário: