domingo, 18 de novembro de 2007

Olimpíadas Escolares 2007

SÃO PAULO E SANTA CATARINA VENCEM OS TORNEIOS DE XADREZ NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 200716.11.2007 :: 20h28


João Pessoa - O xadrez das Olimpíadas Escolares 2007 já tem seus dois campeões. Nesta sexta-feira, dia 16, o paulista Rubens Cezila, da Escola Estadual Dom José Maurício da Rocha (SP) e a catarinense Cássia Gieseler, do Colégio Sagrada Família (SC), conquistaram suas medalhas de ouro no COPM, da capital paraibana. Cíntia Leão, do CEC-Centro Educacional de Cianorte (PR) e Ana Rotebarth (MT), do Isaac Newton (MT) ficaram na segunda e terceira posições respectivamente.


No masculino, o amazonense Hildebran Bergmann, do Colégio La Salle (prata) e o carioca Igor Mourão, aluno da Rede CNEC Marechal Rondon (bronze) completaram o pódio da modalidade.


Após o título, Cássia Gieseler demonstrava a mesma serenidade que a caracteriza diante do tabuleiro. Pacientemente atendeu a todos os que a cumprimentaram pela vitória. Já Rubens Cezila (SP), vencedor no masculino, comemorou contidamente sua primeira participação nas Olimpíadas Escolares e sua primeira medalha. Ele começou a praticar xadrez aos 10 anos de idade, influenciado por um tio que, além de jogador, lhe emprestava livros sobre o tema.Orientado pela técnica Inês Tanikaka, o representante da cidade de Bragança Paulista destacou a importância de poder participar de um evento deste porte, pelo intercâmbio que possibilita com outros praticantes do xadrez.


Cezila confirmou que a vitória em João Pessoa foi sua principal conquista na carreira, por marcar a sua primeira participação em torneios de âmbito nacional."Estou muito feliz com este título. Essa vitória me estimula a participar de outras competições e buscar o meu crescimento no esporte. O torneio apresentou um nível técnico acima das minhas expectativas, o que valoriza ainda mais essa medalha. Quero elogiar a organização das Olimpíadas, a hospitalidade dos paraibanos. Sempre vou lembrar das belezas da cidade de João Pessoa, já que essa é minha primeira vez", concluiu o campeão.


Técnicos, árbitros e demais envolvidos com a organização também se mostraram satisfeitos com o elevado nível dos participantes, numa demonstração de que o xadrez, pode sofrer um aumento no número de adeptos e praticantes em todo o país com uma boa divulgação como a das Olimpíadas Escolares 2007.As Olimpíadas Escolares 2007 são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte e a participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).


Matéria publicada no sítio do COB

Nenhum comentário: