segunda-feira, 20 de outubro de 2008

WMF Suzana Chang vence o Memorial Severino Sombra de Xadrez

A paulista WMF Suzana Chang foi a grande vencedora do II Memorial Severino Sombra de Xadrez, disputado neste final de semana, em Vassouras. A competição contou com 84 participantes de todo o Brasil e distribuiu R$ 5.000,00 em prêmios.

A disputa, no Colégio Sul Fluminense de Aplicação, teve a bicampeã brasileira superando Everaldo Matsuura, que ficou em segundo. O carioca Vagner Peixoto Guimarães ficou em terceiro, com o paulista Mauro Souza Guimarães terminando em quarto.

Entre os destaques vassourenses, o jovem Guilherme Henriques foi o melhor enxadrista da classe B. Ana Carolina Varanda Fructuoso, bicampeã brasileira escolar, foi a melhor entre os participantes de até dez anos.

por Claudia Mendes aqui

15 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivan Kuhlmann Nogueira disse...

Parabéns Suzana!
O formato do torneio é interessante (3 pontos por vitória e 1 por empate), pois incentiva a competividade. E enquanto todos empatavam, vc demonstrou mais espírito de luta e jogou suas partidas, o que lhe deu uma vitória merecida.
Seria interessante fazer um torneio assim em São Paulo.
Ivan

Stelling disse...

Parabéns para a Suzana.
Estive presente no torneio e fiquei impressionado com sua capacidade de concentração!
Sucesso merecido!

Marcelo disse...

Ivan
Sem desmerecer a inegável vitória, (conforme o regulamento) após perder do MI Everaldo na 2 rodada, não deixou de "correr por fora".Discordo inteiramente do referido formato em um suiço.

Ivan Kuhlmann Nogueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivan Kuhlmann Nogueira disse...

Marcelo,

O formato do torneio, embora questionável, é válido como experiência. Agora, antes de começar o torneio, os jogadores sabiam quais eram os critérios de pontuação. Sabiam que se empatassem muitas partidas teriam a classificação prejudicada. E foi isso que aconteceu com os MIs presentes ao torneio. Ora, parabéns então à Suzana, que jogou todas as partidas para ganhar e teve uma merecida vitória. E isso prova que esse tipo de torneio incentiva que os jogadores se enfrentem mais e joguem para ganhar. Repito, acho interessante fazer um torneio desses por aqui, pois eu, particularmente, empato muito. E talvez isso servisse para que eu aprendesse a desenvolver um espírito mais combativo. A Suzana não "correu por fora". Ela perdeu uma partida para o Matsuura, que era favorito e jogou todas as outras partidas para ganhar, ao contrário dos MIs que empataram entre si e foram "punidos" pela falta de combatividade. Não queiramos desmerecer uma boa vitória da Suzana.

Anônimo disse...

ivan nogueira , tudo bem , aqui é o wagner eu o admiro pela sua inteligencia e sinceridade , mais nesse caso vc comete uma injustiça, os MIS não empataram rapido, tanto matsura x perdomo como mauro x matsura foram pings extremamente violentos, mais concordo que dentro do formato que foi proposto ela mereceu o titulo, obviamente que num suiço concordando com o marcelo sempre vai ter distorções sim

Marcelo disse...

Ivan
Nao estou desmerecendo a vitória da Suzana,repito,mais do que merecida! Sim,todos sabiam dos critérios (ou da falta deles). Eu por exemplo, justamente por isto, jamais jogaria. O que repito é que técnicamente, num suiço, desproporcional, vc corre por fora. É matemático, considerando que o rating dela estava bem abaixo dos mestres, que se enfrentariam (ela não tem culpa).

Ivan Kuhlmann Nogueira disse...

Não existe um sistema de emparceiramento perfeito. A combatividade e a sorte são, em muitos casos, ingredientes necessários para que alguém se torne campeão. Basta ver, por exemplo, a corrida de Fórmula 1.

João disse...

Oi pessoal, eu acho que esse sistema de pontuação é ridículo, pois uma posição de empate absurdo (exemplo rei e bispo contra rei e peão) os jogadores simplesmente sabendo que o empate não vale nada, combinam o resultado. Esse sistema só provoca maior corrupção nas partidas. O xadrez não é futebol, utilizar essa pontuação só pode ser válido num torneio fechado aonde todos jogam contra todos, mas num suíço é muito ruim. Não favorece quem jogou nas primeiras mesas o torneio todo, e só ajuda quem joga abaixo.Os organizadores fazem isso para incentivar aos novatos, mas não motivam o bom jogo.

Marcelo disse...

Esta aí..nem tinha pensado como fabinho...Me limetei tecnicamente a pensar como árbitro...Refutação perfeita!
Ivan...A diferença do round-robin (aprendi que é schurig e não schuring!) é q vc joga com todos.As condições são iguais! Por isto até pode se pensar em aplicar. Como raciocínio análogo, por isto que o Berger como primeiro critério de um suiço é inferior ao escore acumulado (que como vc prega, e nisto concordo, premia a melhor campanha) e aos milésimos (que podem distorcer em alguns casos). Quanta a formula 1, qualquer q fosse o resultado,é fruto de um campeonato inteiro,não de uma corrida. Massa fez sua parte,ganhou de ponta a ponta e como ele mesmo diz,vitória em casa (e lembrando que ele é paulistano!) tem outro sabor. Hamilton por sua vez, foi técnico,pra que forcar,por isto perdeu ano passado.Se arriscou é claro...Lembre de Petrossian e os antigos Interzonais,não é preciso jogar sempre pra fazer 100%. Lembre de uma norma, se vc precisa empatar e reultado é o mesmo ganhando,vc força?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MI-AF Eduardo Arruda disse...

Ela mereceu.

Passando para desejar um 2009, cheio de paz, amor, grana e grandes realizações.