quinta-feira, 26 de abril de 2007

I Fórum Cearense de Xadrez Feminino

No dia 19 de maio será realizado na cidade de Fortaleza o I Fórum Cearense de Xadrez Feminino, que tem dentre seus objetivos apontar diretrizes para o desenvolvimento do xadrez neste segmento e estruturar políticas concretas de inclusão do público feminino ao movimento enxadrístico.

"Em outubro de 2006 foi fundada a primeira escola de xadrez dedicada às mulheres na EEFM José Waldo Ramos e, nos dois meses seguintes, implantou-se projeto semelhante na EEFM Hilza Diogo de Oliveira e na Escola Estadual Liceu - Vila Velha. O caráter diferencial deste projeto foi a separação proposital do público feminino em relação ao masculino, já que várias outras experiências de escolas de xadrez têm mulheres nos seus quadros.

(...) Nesse sentido, a Federação Cearense de Xadrez incluiu, a partir de 2007, entre as suas políticas de desenvolvimento do jogo, uma preocupação especial com o público feminino. Paralelamente, os promotores de eventos enxadrísticos estão dando os primeiros passos na realização de torneios femininos. Para uma realidade anterior de um evento por ano, houve mudança significativa. No Dia 9 de março de 2007 ocorreu na Praça do Ferreira o maior evento do xadrez feminino do Ceará, com a participação de 27 mulheres! Os circuitos de xadrez rápido já começam a se estruturar para atender a esse segmento. O Circuito Barra 21 terá uma versão feminina, a partir da próxima edição (28 de abril). Na mesma linha encontram-se o Circuito Cresse e o de Pacatuba, que nas suas próximas etapas incluirão um evento paralelo para as mulheres.

Além disso, está sendo solicitada junto à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) a homologação do I Campeonato Nordestino de Xadrez Feminino, para outubro deste ano e a realização da próxima edição do Brasileiro Feminino em 2008. O Campeonato Cearense Feminino, que nos últimos três anos tem tido uma média de 6 jogadoras, deverá alcançar uma quantidade bem maior nesse ano. (...) Urge a criação da Associação das Mulheres Enxadristas (AME). Somente com as mulheres organizadas e protagonistas do próprio movimento enxadrístico, avançaremos para um patamar de caráter realmente revolucionário.

Finalmente, será organizado em 19 de maio próximo, no auditório do IMPARH, na avenida João Pessoa, o I Fórum Cearense de Xadrez Feminino, com a palestra de várias autoridades ligadas ao enxadrismo feminino. O evento será um marco para o movimento, pois permitirá compreender melhor a visão das mulheres em relação ao xadrez e poderá gerar novas políticas voltadas para o público feminino. São objetivos do Fórum:
a) Analisar a trajetória do xadrez feminino no Ceará.
b) Discutir e sugerir as novas políticas da Federação Cearense de Xadrez para o segmento feminino.
c) Criar a Associação das Mulheres Enxadristas (AME).
d) Incentivar o protagonismo enxadrístico entre as mulheres.
e) Discutir as necessidades do público feminino em relação ao xadrez.
f) Estabelecer um calendário de eventos para o xadrez feminino para o ano de 2007.
g) Estabelecer as diretrizes do xadrez feminino para o triênio 2008/2009/2010.
Os sonhos são elementos abstratos e necessários para as realizações mais importantes. Quem um dia duvidou que as mulheres cearenses iriam se destacar no cenário nacional e internacional, talvez precise abrir um pouco mais os olhos e enxergar a Revolução à sua volta. Para finalizar, nossa homenagem especial à Vera Menchik, primeira campeã mundial de xadrez, vitimada pela brutalidade da Segunda Guerra Mundial, quando uma bomba caiu sobre sua residência, num momento de repouso, talvez... pensando numa próxima jogada. Descanse em paz, guerreira! Essa luta lhe é dedicada. "


Texto por FRANCISCO ARI MAIA JÚNIOR (Professor de Xadrez e historiador) publicado no site http://www.xadrezcearense.com.br/


post by Ellen Giese

Nenhum comentário: